Com o objectivo de aprofundar um estudo de caracterização do desporto escolar/infantil envolvendo praticantes e professores/treinadores de Espanha, Portugal, França e Itália, gostaria de obter a vossa colaboração na participação de um grupo de discussão sobre desporto infantil/ desporto escolar no escalão infantil. A ideia básica é cada um de vocês apresentar de uma forma muito sucinta as vossa ideias sobre uma das questões relacionadas com a orientação da prática desportiva nestas idades e depois comentarem as perspectivas apresentadas pelos colegas. Dada a urgência na recolha de dados, atrevo-me já a atribuir os vossos nomes pelas questões. Porém se por qualquer razão não quiserem ou não puderem participar agradecia que me informassem tão prontamente quanto possível para proceder à respectiva substituição. Desde já grato pela vossa atenção.
Questões de discussão:
1- Como se resolve o dilema: dar primazia ao resultado na competição ou dar primazia à participação de todos na competição? (Mário Pereira)
2- Participação conjunta de rapazes e raparigas na competição: Em que medida é desejável? Em que medida é viável? (Cláudia Malafaya)
3- Como tratar a questão da especialização numa modalidade desportiva e especialização funcional (posto ou prova específica) nestas idades? (Henrique Santos)
4- Que benefícios estão a ser mais privilegiados como consequência da prática do desporto escolar /desporto infantil? (Miguel Pinto)
5- Que aspectos há a valorizar e a criticar na intervenção do professor /treinador de desporto escolar / desporto infantil nos treinos e nas competições? (Susana Póvoas)
6- Relativamente aos conteúdos e organização da prática, em que medida se está a treinar bem? (Ana Rita Gomes)
Amândio Graça
Questões de discussão:
1- Como se resolve o dilema: dar primazia ao resultado na competição ou dar primazia à participação de todos na competição? (Mário Pereira)
2- Participação conjunta de rapazes e raparigas na competição: Em que medida é desejável? Em que medida é viável? (Cláudia Malafaya)
3- Como tratar a questão da especialização numa modalidade desportiva e especialização funcional (posto ou prova específica) nestas idades? (Henrique Santos)
4- Que benefícios estão a ser mais privilegiados como consequência da prática do desporto escolar /desporto infantil? (Miguel Pinto)
5- Que aspectos há a valorizar e a criticar na intervenção do professor /treinador de desporto escolar / desporto infantil nos treinos e nas competições? (Susana Póvoas)
6- Relativamente aos conteúdos e organização da prática, em que medida se está a treinar bem? (Ana Rita Gomes)
Amândio Graça
Sem comentários:
Enviar um comentário