segunda-feira, maio 30, 2005

Como se resolve o dilema: dar primazia ao resultado na competição ou dar primazia à participação de todos na competição?

Amigo Amândio, é com prazer que participo no teu trabalho. Desde já peço desculpa pela demora pois sei que tens alguma urgência mas o tempo é curto e estamos, provavelmente todos, na pior fase do ano no que diz respeito a trabalho. Vou por isso tentar contribuir com a minha opinião, não da forma reflectida como o tema e o teu trabalho merece mas mais ao correr da pena ou seja do teclado. Já tive oportunidade de ler outros contributos mas vou pedir dispensa de neste momento fazer qualquer comentário.
Se bem entendi pretendes que dê a minha opinião sobre o dilema “resultado/prestação verso participação de todos” tendo em atenção a análise que faço aos resultados dos valores médios dos quatro países em causa.
Relativamente ao assunto tenho a dizer que os resultados estão de acordo com aquilo que eu penso ser o objectivo do DE. O tempo que me liga ao DE é como sabes longo mas durante muitos anos a actividade desportiva que promovi não tinha competição (actividades de ar livre) mas hoje tem um quadro competitivo. Por isso durante muito tempo não tive que me preocupar com esse dilema, ou seja, todos participavam e como já percebeste ser esse lado da questão que mais me atrai, fácil será descobrir que se calhar não foi inocente a escolha deste tipo de actividade.
Considero, no entanto, que o resultado é muito importante na formação do aluno/atleta mas fundamental nestas idades é valorizar a participação diversificando as funções, as situações e ou as modalidades, valorizar o prazer da prática pela prática. Há lugar para todos nesta fase, o prazer do resultado vem posteriormente.


Mário Pereira

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo com o Mário quando diz que se deve dar primazia à participação de todos na competição e não ao resultado. No entanto, e para que essa primazia da participação ocorra de facto, é necessário efectuar alterações no modelo utilizado no actual sistema de competições das crianças e jovens, quer a nível do clube quer ao nível do desporto escolar. Não vos parece?