terça-feira, junho 14, 2005

Será uma questão de retórica?

[Afastando-me por breves instantes do tema deste blogue...]
Siedentop (2002) considera que há três grandes objectivos para os programas de desporto juvenil: o objectivo educativo, o objectivo da saúde pública e o objectivo do desenvolvimento da elite. Há um quarto objectivo que, sendo menos aparente, não é menos importante: preservar, proteger, e realçar práticas do desporto.

Que objectivos devem abraçar o desporto escolar?

PS: Como se "quanlificam", desculpem o torto neologismo, o cumprimento desses objectivos?
Henrique Santos [comentário]

5 comentários:

«« disse...

se calhar o problema está mesmo aí...ainda não tenho a certeza da importância da nota da disciplina, por outro lado, mais que quantificar objectivos tais como o contributo para a saude publica e o objectivo educativo ( o contributo de Manuel Patricio e da sua crença acerca da urgência do retorno da asiologia à escola pode ajudar), dizia eu, mais do que quantificar é preciso agir, o professor que trabalhe estas componentes tem a sua missão cumprida. Quanto ao objectivo "elite", bom, penso que Siedentop, não conhece a realidade portuguesa...

Miguel Pinto disse...

“Mas afinal como "quanlificam"? Em função de que prioridades e em função de que resultados?”
Se tivesse que eleger um objectivo para o desporto escolar não teria grandes dúvidas em nomear o objectivo educativo, embora não devamos ficar por aí. Na escola, o desporto é um instrumento para atingir um fim maior. E quando me pedem para qualificar e quantificar a acção educativa não posso deixar de pensar na interpretação subjectiva que faço das necessidades dos alunos. A minha intervenção não se limita à questão da quantidade e qualidade de oferta de actividade desportiva mas entra num domínio mais relacional, mais afectivo, mais integrador, menos passível de “quanlificar”. Deixo aqui um pequeno exemplo: Este ano lectivo quis trabalhar no DE com um grupo de alunos do 3º CEB em risco de abandono escolar. Após uma pesquisa junto dos alunos discernindo as suas motivações para a prática desportiva não foi difícil seleccionar uma actividade do agrado da maioria. Contudo, as minhas preocupações no que concerne à qualidade e quantidade da prática desportiva foram relegadas para um plano secundário por razões óbvias.

Miguel Pinto disse...

Henrique
Agradeço o teu comentário. Vou aproveitar para destacar o problema numa nova entrada. ;)

Miguel Pinto disse...

Henrique
Terei compreendido mal o desafio que me colocaste? Estava convencido que a minha entrada sobre a resiliência clarificasse as minhas preocupações no que concerne à qualidade e quantidade da prática desportiva. O que é que ficou por esclarecer?

Queres começar uma discussão sobre a resiliência ou sobre a "quanlificação" das práticas?

Miguel Pinto disse...

;)É a conversar que nos entendemos.